Sempre que eu tento explicar o que é o Rotaract vejo quanto é difícil definí-lo. O Rotaract não é estático e previsível, é algo em constante mudança e evolução. Para tentar explicar o que é, começo falando sobre o Rotary. Nada o define melhor do que a expressão: “Dar de si, antes de pensar em si” que é um dos lemas do Rotaract Club.

Mas não fico satisfeito.. . Acredito que o Rotaract é muito mais do que isso. É um momento no qual jovens que possuem os mesmos ideais e ideias parecidas, podem debater formas de fazer um mundo melhor. E, muito além de falar sobre uma sociedade mais justa, praticamos isso com projetos sobre saúde, educação, meio ambiente e outros assuntos presentes na atualidade.

Nos clubes, encontramos jovens insatisfeitos com o ritmo do mundo e que não querem mais esperar os governantes tomarem providências para melhorar ou no mínimo amenizar, a situação ruim por qual a sociedade em que vivem passa.

São jovens que querem fazer a diferença e não aguentam mais ver situações de fome, desigualdade, miséria, doenças, carência, abandono .Ao invés de só reclamarem , nós rotaractianos arregaçamos as mangas e botamos, literalmente, a “mão na massa”.

Nos rotaractianos a insatisfação é um fator motivador para a transformação. Vemos um problema como oportunidade de fazer a diferença e ter um mundo melhor. No final das contas, o problema vira solução. Eles são líderes, pessoas a frente da sua época!

E quando penso que estou explicando bem sobre o que é o Rotaract, vejo que ainda tem muito mais!!! Lembro dos meus amigos, das risadas, das palestras, treinamentos, viagens, conversas, festas e de tudo e todos que conheci. Lembro dos países, culturas e crenças diferentes que descobri, apenas conversando com os intercambistas.

No final, me dou conta de que por mais diferente que cada um possa ser, somos todos iguais. E é exatamente essa crença que move os rotaractianos em busca de um mundo mais humano e igualitário.

Para mais informações acessem:

Site do Rotary Internacional para você saber exatamente o que é Rotary.
Informações sobre o Rotaract, dentro da página do Rotary.
Blog do Rotaract Clube de Vitória Ilha do Mel.

Anúncios