Este post fala da importância de se traçar metas e do quanto sua vida pode ser facilitada por você tê-las.

“O destino não é uma questão de oportunidade. É uma questão de escolha; não é algo pelo qual se deve esperar; é algo que deve ser perseguido.” Essa frase de William Jennings Bryan foi inspiração para criar este post.

Recentemente passei por muitas mudanças “não planejadas” em minha vida. Digo “não planejadas” pois não estava esperando realmente por elas, mas sempre, inconscientemente, tive uma meta. Que com o passar do tempo e com muita reflexão acabei descobrindo qual é.

Metas eficazes são SMART: específicas, mensuráveis, alcançável, realistas e tem tempo limitado. Acrescentaria o fato de serem direcionadas pela estratégia e são desafiadoras.

Algo que ajuda a especificar a sua meta é escrevê-las, ou tê-las tão claras em sua mente como se pudesse toca-las. Escrever ajuda você a sintetizar sua vontade e cria um compromisso com você mesmo.

Mensurar algo é ter uma maneira de medir. Alcançou ou não alcançou sua meta? Está caminhando em direção a ela?

Alcançar algo depende do fato de ser possível, realista. Mas lembre-se de sonhar.

Estipular um prazo é importante para que se acompanhe a sua evolução na conquista da sua meta. Um prazo, não precisa necessariamente de uma data pré definida, pode ser algo como “Em até 10 anos…”…

Estratégia… esse não é um tema tão polêmico quanto mamilos  mas merece uma atenção especial. Existem vários livros interessantes que falam sobre diferentes tipos de estratégia, mas não mencionam que se deve usá-las em todas as áreas da vida (pessoal, profissional, emocional, espiritual, etc…). Quando for planejar preveja soluções as possíveis dificuldades, mas não prendasse ao problema e sim a solução.

Desafios! O ser humano é movido pelo desafio, pela vontade, pela eterna insatisfação com sua condição atual. Estabeleça uma meta que ao conquista-la você fique orgulhoso de si mesmo, e que todo obstáculo seja pequeno perto da satisfação em alcança-la.

Seja persistente o sabor da vitória é dado pelas dificuldades que passamos.

Veja o vídeo abaixo, mas recomendo que se tenha a mente aberta para adaptar cada uma das frases para nossas vidas e que assimilem, em especial, uma das últimas frases que é: “Faça ou não faça. Não existe tentar”.

Despeço-me da mesma forma que comecei o post, com uma frase que me fez pensar… “Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando tira os olhos de sua meta” – Henry Ford.

Anúncios